10 apps pra você exercer sua cidadania 2.0

 

Exercer sua cidadania para fiscalizar e ter acesso a informações sobre o poder público também é possível com ferramentas digitais na palma da sua mão. É isso que nos mostra o Guia de Aplicativos do Governo Federal, um catálogo de apps para dispositivos móveis criados por órgãos do poder executivo federal.

 

A ideia do portal é bem simples: centralizar informações para que os cidadãos possam conferir os aplicativos que o governo oferece à população. Todos os aplicativos disponibilizados no portal são gratuitos e de responsabilidade de órgãos de governo.

 

Vamos conhecer alguns? Abaixo nós listamos 10 apps fundamentais pra sua cidadania 2.0:

 

1.PROTEJA BRASIL - É um aplicativo que orienta denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Saiba mais.

 

 

2.CÂMARA NOTÍCIAS - Acesso fácil às notícias das votações, propostas, audiências e comissões da Câmara dos Deputados. Saiba mais.

 

 

3.SINESP CIDADÃO - O aplicativo é uma ferramenta do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, que permite acesso direto aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. A ferramenta é gratuita e irá facilitar o trabalho da polícia na recuperação de veículos e no cumprimento de mandados de prisão. Saiba mais.

 

4.DENUNCIE A DISCRMINAÇÃO - Guia de Orientação das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-racial. Saiba mais.

 

5.GUIA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA PARA JORNALISTAS - Guia para jornalistas sobre gênero, raça e etnia. Saiba mais.

 

 

6. ESTATUTO DE IGUALDADE RACIAL - A Lei nº 12.288/10 instituiu o Estatuto da Igualdade Racial. Conforme seu artigo 1º, o Estatuto da Igualdade Racial tem por objetivo “combater a discriminação racial e as desigualdades raciais que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas pelo Estado. Saiba mais.

 

 

7.SENADO FEDERAL - Este aplicativo do Senado Federal do Brasil traz as notícias produzidas pela Agência Senado, a agenda de atividades da Casa e perfis dos senadores, filtrados por ordem alfabética do nome, por estado ou por partido. Saiba mais.

 

 

8. GOVERNO FEDERAL - O Destaques é uma publicação quadrimestral que apresenta os principais programas e ações do Governo Federal brasileiro. Saiba mais.

 

 

9. EQUIPAMENTOS PÚBLICOS - O aplicativo tem como principal objetivo auxiliar a população a encontrar estabelecimentos públicos que oferecem serviços úteis, como: Cartórios Comunidade, Terapêutica, Previdência Social, Procon, Receita Federal, Unidade Básica de Saúde, Tribunal Regional Eleitoral. Com base na localização atual, o aplicativo encontra os locais públicos próximos ao usuário trazendo as informações. Saiba mais.

 

 

10. HAND TALK - O app é um tradutor mobile para smartphones e tablets, que converte, em tempo real, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado. O aplicativo, que foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo, está disponível para download gratuitamente. Saiba mais.

 

Opine

 

Faça login ou cadastre-se para poder postar comentários.

Comentários

Nenhum comentário adicionado até o momento!

Fique Atualizado

Se cadastre no nosso boletim eletrônico para receber mais informações sobre cidadania e participação social em Caruaru!